São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florina escapa do fondue e da raclette

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Não é verdade que um restaurante suíço tenha que servir apenas fondues e raclettes. Pelo menos, não na Suíça. Mas em São Paulo, é isto o que se espera.
Não é o que se encontra no Florina, restaurante de cozinha suíça recém-aberto no Campo Belo. Fondues e raclettes não fazem parte de seu cardápio (pelo menos por enquanto; talvez sejam prestigiadas durante o inverno). Por agora, são oferecidos pratos mais leves e saborosos que as pesadas e insossas pastas de queijo derretido, tão típicas (mas não exclusivas) na mesa suíça.
O Florina nasce com bom pedigree. Ele é propriedade da ala feminina dos proprietários do sério frigorífico Berna. A mãe, Rosalie Haefeli, suíça de 65 anos, é quem cuida da concepção gastronômica e da cozinha; suas filhas Cristina, 26, e Monica, 38, ambas paulistanas, são as sócias.
O Berna é um marco na oferta de boas carnes e embutidos na cidade. Criado há 20 anos, fornece ao mercado produtos que vão do bom salsichão à rara vitela de qualidade. Ao lado desta produção, Rosalie se comprazia em realizar almoços para os amigos e clientes na empresa, onde praticava a boa cozinha suíça. Cristina, a filha, resolveu largar o trabalho de marketing que fazia para a empresa e dedicar-se a esta atividade esporádica da mãe. Nasceu aí o Florina.
O lugar encontrado pode significar certos riscos -uma rua erma, sem grande movimento, o que significa contar mais com o prestígio adquirido do que com uma clientela eventual de passantes. Mas é um lugar bonito, uma gostosa casa térrea bem arrumada, com direito a mesas no jardim.
No cardápio minimalista, uma opção segura é começar pelos frios da entrada -todos produtos com a marca Berna: a viande de grisons (uma espécie de presunto de boi, tipo bresaola), o presunto cru, o landjager (embutido suíço).
Outro embutido, de sabor suave e textura sedosa, é a cervela, servida com salada de endívias. Também tipicamente suíços são o salsichão branco com molho de cebola e spãtzli (massa de farinha) e o delicado emincé (iscas) de vitelo com molho de cogumelos e rõsti (panqueca de batatas-palito).
O kassier, costeleta de porco defumada, é realmente leve e pode ser servida de uma maneira original, com molho de laranja. Não podia faltar um filé de truta (com molho de ervas e aspargos); e como sobremesa, vale experimentar o folhado de peras com sorvete.

Texto Anterior: Alaíde Costa faz show com Assis Brasil
Próximo Texto: FÍGADO; PROVENCE; GUIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.