São Paulo, sábado, 9 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipertensos preferem remédio a exercícios

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

A maioria das pessoas que sofre de hipertensão -56% delas- prefere tomar medicamentos a fazer exercícios, comer menos carne, deixar de fumar ou reduzir a bebida alcoólica.
A pesquisa foi feita junto a 350 pacientes da Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas. A grande maioria -86% do total- acha que a pressão só normaliza tomando medicamentos.
"Quarenta por cento dos pacientes abandonam o tratamento nos primeiros seis meses", diz Décio Mion Júnior, coordenador da liga do HC.
O quadro se repete em outros centros de tratamento da hipertensão.
"As pessoas não deixam de tomar as vitaminas, mas do remédio para pressão acabam se esquecendo", diz Marcus Malachias, do Instituto de Hipertensão de Belo Horizonte.
O problema também está do lado dos médicos. "As doenças cardiovasculares já se transformaram numa questão de saúde pública que exige mudanças na conduta do médico", alertou Edgardo Escobar, da Universidade do Chile e presidente do congresso de cardiologia de Santiago.
Segundo Décio Mion, apenas 20% dos médicos medem a pressão de seus pacientes. E, de acordo com pesquisa feita em São Paulo, 60% dos aparelhos de pressão checados estavam descalibrados.
(AB)

Texto Anterior: Especialistas defendem campanhas públicas
Próximo Texto: Lojas e shoppings funcionam amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.