São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
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Neubauer admite rever reorganização

DA REPORTAGEM LOCAL

Na entrevista à Folha, a secretária da Educação, Rose Neubauer, afirmou também que "sempre tem escolas que podem ser revistas" na reorganização.
Folha - Há caso de escolas cuja reorganização ainda está sendo revista?
Neubauer - Tem. Sempre tem escolas que podem ser revistas, porque eu acho até que quando você está fazendo uma proposta -que é uma proposta grande como esta-, mexer nessa quantidade de escolas, por mais critério que se tenha, sempre surgirá um caso ou outro que de repente tenha passado despercebido. Muitas vezes, também, a população não tinha ainda conversado o suficiente e se informado dos benefícios que terá com a reorganização em sua região.
Folha - E a dispensa de 30 mil professores?
Neubauer - Eu acho que esse é o papel do Estado mesmo. O que nós estamos pensando não é dispensar, mas no ano que vem não ter que contratar uma parte desses indivíduos que não são professores. A população no fundo está pensando que o professor que está dando aula é uma pessoa formada, mas ela não sabe que 20% das pessoas que dão aula na rede não tem formação. O Estado tem a obrigação de ter uma política de pôr só pessoas formadas dentro da sala de aula.
Folha - Além de as escolas passarem a ter coordenador pedagógico, quais os outros benefício que a reforma trará?
Neubauer - Na jornada dos professores. Essa ampliação da jornada do P1 (de 1ª a 4ª série) é significativa. Ele amplia a jornada (de 20 horas por classe para 40 horas) e ainda tem incluída duas horas de trabalho pedagógico na escola. Também estamos possibilitando que nas escolas que quiserem ter um projeto de diminuição da repetência, que envolva trabalho com aluno, o professor pode ter mais três horas para esse trabalho. Isso vai ter bastante impacto. Mas a maior vantagem é para os professores de 5ª a 8ª série e de 2º grau, que poderão completar a jornada em uma única escola (por que essas séries serão concentradas em determinadas escolas e não dispersas por todas). Do ponto de vista pedagógico e de racionalização da rede, eu não tenho dúvida da importância do projeto.

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