São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resina preenche sulcos e tem efeito permanente

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Outra novidade que chega com a promessa de acabar definitivamente com as rugas é o Arte-Coll, uma resina sintética (artificial) desenvolvida na Alemanha.
A resina, conhecida como polimetilmetacrilato (PMMA), vem sendo utilizada há cerca de um ano e meio no eixo Rio-São Paulo.
Essa substância já era empregada há muito tempo como um "cimento" para os ossos e como material para tratamentos dentários.
Jamel Fares, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, explica que para ser usado na pele, o PMMA foi transformado até adquirir a forma de microesferas.
As microsesferas, envoltas em colágeno (um tipo de proteína) bovino, são introduzidas na região das rugas com o auxílio de uma pequena agulha. As aplicações não causam dor.
As microsesferas desencadeiam uma reação inflamatória que vai estimular células especiais da pele (fibroblastos) a produzir proteínas como colágeno e elastina. Essas proteínas preenchem os sulcos da pele eliminando as rugas.
O cirurgião Carlos Reich explica que o tamanho das microesferas garante que elas não vão ser removidas do local da aplicação pelas células de defesa do organismo. Assim, o efeito da aplicação seria permanente.
Não há efeitos colaterais observados com o uso dessa substância. Antes da aplicação, no entanto, os especialistas realizam um teste de alergia para checar se a pessoa pode desenvolver uma reação indesejável ao colágeno bovino que circunda as microesferas.
Segundo Fares, 70% dos pacientes têm resultados satisfatórios com uma única aplicação do produto. Os outros 30% necessitam de uma reaplicação. A reaplicação só deve ser feita um mês e meio depois da primeira tentativa.
Em cerca de dois meses, o resultado definitivo é alcançado.
(JB)

Texto Anterior: Veja como retardar problema
Próximo Texto: Artistas incentivam doação de sangue; A FRASE; O NÚMERO; Mamografia deve ser frequente; Livro atualiza o tratamento da Aids; OMS cria unidade de ajuda imediata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.