São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patente pode demorar 5 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Para proteger a sua invenção, o inventor deve requerer uma patente junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
É preciso elaborar um esquema de funcionamento ou um protótipo do produto e apresentar uma série de documentos. Se não houver registro anterior da mesma idéia ou algum outro pedido igual, a patente deverá ser concedida.
O processo pode demorar de dois a cinco anos.
Nos primeiros nove meses de 1995, o Inpi registrou 9.723 pedidos de patente, contra 8.052 no mesmo período, em 1994, segundo dados fornecidos pela assessoria de comunicação da empresa.
Prêmio
Cinco inventos brasileiros foram premiados na 44ª edição da feira Eureka, realizada em novembro, em Bruxelas, na Bélgica.
Um pequeno aparelho que, quando conectado à rede elétrica, elimina o cheiro de cigarro, foi premiado com a medalha de prata.
Outro premiado foi o inventor de um protetor de fogão para panelas, um suporte que se acopla ao fogão para proteger o cozinheiro dos respingos de água e óleo.
Entre 19 e 28 de julho de 96, a Associação Nacional dos Inventores vai promover em São Paulo a 1ª Feira Internacional de Inventos.

Texto Anterior: Brasileiro cria descascador de ovos
Próximo Texto: Secretária defende reforma no ensino de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.