São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieese cria pregão de negociações on line

Órgão esbarra em treinamento

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Dieese, órgão de assessoria econômica dos sindicatos, espera dar "um salto de qualidade" em suas intervenções com o recém-criado "pregão de negociações on line", segundo o diretor Sérgio Mendonça.
O "pregão de negociações" é um primeiro passo no sentido da criação da "rede Dieese", com pelo menos 70 pontos de conexão (54 subseções nos maiores sindicatos mais 16 escritórios regionais), já aprovada pela direção do órgão.
Em uma conferência privada do Dieese no Alternex, a qual só é possível acessar com senha, negociadores do órgão informam o andamento das negociações salariais em andamento.
"A informação é transmitida logo após ou até durante a negociação", diz Mendonça.
"Se você, que está negociando com os empresários do setor metalúrgico, descobre que os químicos, por exemplo, conseguiram participação nos lucros, já pode usar esse argumento para conseguir um acordo melhor para os metalúrgicos", afirma o diretor do Dieese.
Hoje, cada um dos 16 escritórios do Dieese já possui pelo menos um micro tipo PC e há uma rede interna.
A idéia é criar uma rede nacional, ampliando o convênio já existente com o Ibase para uso do Alternex. A "rede Dieese" contaria, segundo Mendonça, além do "pregão de negociações", com dados macroeconômicos, informações sobre acordos e convenções coletivas e banco de dados setoriais situados em cada um dos sindicatos filiados.
Hoje, o Dieese já realiza em sua rede debates políticos e econômicos internos, por exemplo, sobre produtividade.
Em conferências abertas, já é possível acessar a pesquisa de emprego e desemprego realizada pelo Dieese em conjunto com o Seade todo o mês, além de informações sobre a cesta básica.
O endereço do Dieese na Internet é dieesesp ax.apc.org.
Para a rede crescer, será necessário treinamento. Segundo Mendonça, dos mais de 100 técnicos do Dieese, só 20% "têm a informática presente".
(CPL)

Texto Anterior: Primeira tentativa foi na Inglaterra
Próximo Texto: Bancário organiza greve por computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.