São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira tentativa foi na Inglaterra

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

A primeira tentativa de organizar sindicatos através de redes de computador aconteceu no começo dos anos 80, na Inglaterra. O projeto Poptel (projeto de telemática popular) tentou unir sindicalistas de fábricas da Lever e da Ford.
A idéia fracassou. Em 93, porém, o Labour Telematics Center (Centro de Telemática do Trabalho), ligado ao Poptel, foi inaugurado. O Poptel hoje liga os principais sindicatos europeus.
A IFWEA (Federação Internacional de Educação das Associações de Trabalhadores), de Tel-Aviv (Israel), publica uma revista na Internet (http:// garnet. berkeley. edu:3333).
A Solinet (belanger ax.apc.org), rede da União Canadense de Empregados Públicos, fundada em 86, tem cerca de 1.500 usuários de 15 sindicatos. Não faz parte da Internet; circula por uma rede de comunicação por computador chamada Datapac.
A AFL-CIO (http://www.igc.org) norte-americana tem um fórum no serviço "on line" Compuserve.
Em novembro de 94, funcionários em greve de dois jornais de San Francisco "publicaram" por conta própria um jornal provisório na Internet durante 12 dias, o San Francisco Free Press, inclusive com noticiário da greve.
As edições ainda podem ser encontradas no endereço http://www.ccnet.com/ SF-Free-Press/welcome.html.
A Labornet, no endereço (http://www.igc.apc.org/ labornet), cobra uma taxa de US$ 15 para o acesso, mais uma taxa mensal de US$ 10, e reúne em suas páginas endereços eletrônicos de uma série de sindicatos do mundo inteiro. Mantém também um serviço de notícias e 32 conferências para trabalhadores.
A base de dados EDIN -Rede de Informação da Democracia Econômica- (http:// garnet.berkeley.edu:3333), na Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), abriga material sobre legislação internacional do trabalho e notícias retiradas de grupos de discussão da rede.

Texto Anterior: Americano organiza central nos EUA
Próximo Texto: Dieese cria pregão de negociações on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.