São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botafogo deseja 'Reage Rio' no futebol

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Os jogadores do Botafogo tentam se classificar hoje para as finais do Campeonato Brasileiro e torcem para ter o Fluminense como adversário na decisão.
A preferência pelo clube da mesma cidade não obedece a critérios futebolísticos, mas sentimentais. "Temos que criar um Viva Rio, um Reage Rio no futebol. O melhor futebol do país hoje é carioca", diz o atacante Túlio.
O Botafogo enfrenta o Cruzeiro no Maracanã, a partir das 17h, precisando vencer ou empatar para chegar à decisão. Na quinta-feira, houve empate de 1 a 1.
A vantagem botafoguense de jogar hoje pelo empate se deve à melhor campanha do que a cruzeirense na primeira fase.
Os jogadores do Botafogo vêem numa eventual final carioca justiça esportiva. "Vamos voltar aos tempos do Flamengo do Zico, quando só dava Rio no Brasil", diz Túlio.
Torcidas rivais se aliam na esperança de um duelo carioca. Na quinta-feira, quando o alto-falante do Maracanã anunciou gol de Túlio no Mineirão, os quase 40 mil torcedores do Fluminense aplaudiram a notícia.
"Estão sendo criados mecanismos para levantar o astral do Rio", diz o técnico Paulo Autuori. "Há investimentos, indústrias vêm para cá. Uma final carioca aconteceria nesse contexto."
O "Viva Rio" citado por Túlio é um movimento de valorização da cidade e do Estado.
O "Reage Rio" foi uma passeata realizada há quase duas semanas contra a violência, com a presença de cerca de 60 mil pessoas.
O coordenador do Viva Rio, o sociólogo Rubem César Fernandes, se entusiasma com a chance de uma final carioca.
"Seria importante para a auto-estima do carioca", diz ele, torcedor do Flamengo. "Não se trata de uma animosidade contra São Paulo, mas o Rio é narcisista, adora olhar o umbigo."
Na última decisão carioca do Campeonato Brasileiro, em 1992, o Botafogo perdeu para o Flamengo.

NA TV
Bandeirantes, Globo e Globosat/Sportv, às 17h

Texto Anterior: Santos busca três gols contra 'muralha'
Próximo Texto: Cruzeiro promete até porrada hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.