São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sua vida por um fio

LUCIA CRISTINA DE BARROS

sua vida por um fio
Mais que moldura para o rosto, o cabelo é o retrato da vida nos últimos meses. Um teste, mineralograma, desenvolvido nos EUA e utilizado no Brasil pelos médicos ortomoleculares (que buscam o equilíbrio químico do corpo), revela esse retrato.
O exame é feito a partir da coleta de 0,5 g de cabelo da nuca. A amostra é estudada por um laboratório americano e o resultado volta em um mês, a um custo médio de R$ 100.
São analisados 18 minerais nutrientes (como sódio e magnésio) e 15 tóxicos (chumbo, alumínio). Excesso ou falta indica desequilíbrio nos hábitos de vida (principalmente alimentação) e causa problemas. O magnésio, por exemplo, está em mais de 50% das reações químicas do corpo.
Mas a avaliação deve ser cuidadosa: o fundamental é a relação entre as quantidades de minerais. Determinados os desequilíbrios, vem a correção, com suplementos e reeducação alimentar.
L.C.B.

fontes: Ronaldo Leão Abud/presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular e Sandra Zaitseff/nutricionista.

Texto Anterior: cílios de boneca
Próximo Texto: aço contra a sujeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.