São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
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Channel 4 mostra o marketing do grupo

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia antes de "The Beatles Anthology" ser exibido pela inglesa ITV, no último dia 26, outro canal -o Channel 4- dava sua visão da história da banda com o documentário "All You Need is Cash". Uma ironia óbvia com "All You Need is Love". Em lugar do amor, o dinheiro.
Seguindo a contracorrente de exaltação do grupo pela mídia mundial, o programa mostrava como se operou o marketing e o faturamento em torno dos Beatles, dos primeiros anos até os anos 70.
Como resultado, o público acabou conhecendo o lado menos romântico de John Lennon e Paul MacCartney, discutindo por percentagens maiores no faturamento.
Para realizar o documentário, o Channel 4 enfrentou represálias da gravadora EMI, que proibiu o uso das canções da banda para esse "tipo de história".
O caso acontecido há duas semanas na Inglaterra foi mais uma ilustração de um fato concreto: se as TVs do mundo sempre se interessaram pelos Beatles, os canais britânicos os desejavam mais.
Quando o grupo surgiu, no início dos anos 60, uma geração de jovens cineastas saía das escolas de cinema e tinham como campo de trabalho, ao menos no início de carreira, a rede estatal BBC.
Os primeiros embriões de clipes da banda surgiram dessa dupla necessidade: os Beatles precisavam aparecer e, os diretores, filmar.
A história da TV inglesa caminha paralelamente à da banda. Tudo começa com sonhos e termina com um balanço na conta bancária.

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