São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995 |
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Channel 4 mostra o marketing do grupo
MARCELO REZENDE
Seguindo a contracorrente de exaltação do grupo pela mídia mundial, o programa mostrava como se operou o marketing e o faturamento em torno dos Beatles, dos primeiros anos até os anos 70. Como resultado, o público acabou conhecendo o lado menos romântico de John Lennon e Paul MacCartney, discutindo por percentagens maiores no faturamento. Para realizar o documentário, o Channel 4 enfrentou represálias da gravadora EMI, que proibiu o uso das canções da banda para esse "tipo de história". O caso acontecido há duas semanas na Inglaterra foi mais uma ilustração de um fato concreto: se as TVs do mundo sempre se interessaram pelos Beatles, os canais britânicos os desejavam mais. Quando o grupo surgiu, no início dos anos 60, uma geração de jovens cineastas saía das escolas de cinema e tinham como campo de trabalho, ao menos no início de carreira, a rede estatal BBC. Os primeiros embriões de clipes da banda surgiram dessa dupla necessidade: os Beatles precisavam aparecer e, os diretores, filmar. A história da TV inglesa caminha paralelamente à da banda. Tudo começa com sonhos e termina com um balanço na conta bancária. Texto Anterior: Globo apresenta documentário que marca a volta dos Beatles Próximo Texto: Nunca será possível ignorar os Beatles Índice |
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