São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Swat no morro

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A exibição ostensiva de uma nova equipe da polícia carioca, segundo o SBT, treinada por ninguém menos do que a Swat, foi um contraponto infeliz às últimas e más notícias sobre violência no Rio.
As redes nacionais já nem prestam atenção, mas o Rio estaria em "guerra" outra vez, na expressão do Aqui Agora, único que deu atenção, ontem, ao mais recente conflito entre traficantes.
Um conflito que "já matou dez pessoas desde a semana passada".
Um conflito que, com a cobertura da Telenotícias, um canal tipo CNN voltado para a América Latina, levou ao exterior mais uma boa quantidade de imagens para acabar com o verão, no Rio.
Nos restos do conflito, uma curiosidade, talvez uma inovação. Além dos fuzis já tão conhecidos, segundo a CBN, foi recolhida desta vez uma "metralhadora .30, usada para derrubar aviões".
E a polícia com a Swat.
Por outro lado, traficantes de drogas estariam exigindo dos comerciantes, perto do Complexo do Alemão, "colaboração com o Natal dos homens que estão presos".
Três lojas, uma delas uma casa do próprio Jóquei Clube, teriam sido queimadas pelos traficantes por não pagarem os R$ 400 exigidos.
E a polícia com a Swat.
Só um
Mas nem tudo é má notícia.
Por ironia, o pagamento dos resgates está acabando com o número de sequestrados no Rio. Segundo a Globo, "apenas uma pessoa está em poder de sequestradores no Rio".
E mais, sem qualquer ironia, foi reaberta a Casa da Paz, na favela de Vigário Geral.
Contudo, sem o seu criador, Caio Ferraz, que quer deixar o país por conta de "constantes pressões feitas pela polícia", segundo a TVE.
A Casa da Paz foi criada no exato local em que morreram nove pessoas da mesma família, na chacina de Vigário Geral, há dois anos. E não, os 30 policiais envolvidos ainda não foram julgados.
Maldade
Na confusão, o infartado Sérgio Motta ainda encontra uma piada, na Cultura:
- Jornalista vive mal, porque só pensa maldade.

Texto Anterior: Mulher diz que Gandra 'não entende de Sivam'
Próximo Texto: FHC cumpre papel de chanceler na China
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.