São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula cobra investigações do governo

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-presidente do PT Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem do governo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que "investigue a fundo" a contratação da empresa Raytheon para a montagem do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
"O presidente Fernando Henrique Cardoso deveria ter tido a humildade de consultar antes os nossos cientistas para saber se o Brasil dispunha de tecnologia para construir o sistema", afirmou.
Lula quer ainda que o presidente mande apurar, com "serenidade e seriedade", o caso da pasta cor-de-rosa, "um caixa dois sobre o qual o Banco Central manteve segredo durante dois meses".
Segundo Lula, ou FHC "escancara" para a sociedade o que está acontecendo, ou ficará conhecido como mais um presidente que adota o lema "faça o que eu mando, mas não o que eu faço".
O ex-presidente do PT declarou que fica "indignado" quando vê que o presidente parece mais preocupado em saber quem está vazando as notícias do que com o fato em si. "No final, o bandido vai ser o cara que denunciou", disse.
Pouco antes de partir numa caravana ao Vale do Ribeira (sudoeste de São Paulo), Lula disse que o Sivam deve ser investigado porque US$ 1,4 bilhão "não é uma quantia tão pequena que não justifique uma concorrência". Para Lula, a segurança nacional não justifica a dispensa de licitação.
Sobre a pasta cor-de-rosa, Lula quer saber qual é a norma que obriga o BC a manter em sigilo um documento sobre fraude eleitoral. "É muito grave que o BC compactue com a podridão."

Texto Anterior: Para líder, BC erra ao vazar doações e mudança cambial
Próximo Texto: Deputados tentam impedir fim do IPC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.