São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arma apresentada pelo Gate não causou morte

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A bala que matou Osmar Moura do Nascimento, um dos reféns mortos em uma ação do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais da PM) no Morumbi, não foi disparada por nenhuma das cinco submetralhadoras HK enviadas para perícia na semana passada.
Nascimento morreu no dia 8 de novembro, quando o Gate invadiu o barracão onde 2 ladrões mantinham 18 operários como reféns. A ação terminou com a morte de dois reféns e dos dois ladrões.
No crânio de Nascimento, segundo o IC (Instituto de Criminalística), foi encontrada uma bala 9 mm disparada por uma submetralhadora HK, usada pelos PMs.
Na época, o Gate enviou duas submetralhadoras para perícia. O IC constatou que a bala não foi disparada por nenhuma das armas. Um novo lote, com cinco submetralhadoras HK foi enviado para o IC. O resultado foi negativo.
"Não vou requisitar mais armas para análises. A responsabilidade é deles (policiais do Gate)", disse Roberto Julião, delegado do 34º DP. Nenhum responsável pelo Gate foi encontrado ontem. O tenente-coronel Élzio Nagalli, subdiretor de comunicação da PM, esteve fora o dia todo.
A Secretaria da Segurança informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai interferir no andamento do inquérito.
Hoje à tarde, será feita uma reconstituição da operação do Gate. Segundo o IC, um PM também teria matado o outro refém.
O tenente-coronel José Carlos Bononi, comandante do 3º Batalhão de Choque da PM, foi ouvido ontem pelo coronel Marcio Benincasa e pelo promotor Luiz Roque Lombardo Barbosa.
O objetivo era descobrir qual foi a participação de Bononi na ação do Gate, uma vez que ele era a autoridade máxima presente no local. Bononi não falou com a imprensa após seu depoimento.

Texto Anterior: Polícia mata dois presos durante fuga
Próximo Texto: Reaberta a Casa da Paz em Vigário Geral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.