São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo equipamento permite cirurgia no cérebro sem abrir o crânio

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi apresentado ontem em São Paulo um novo equipamento que permite a realização de cirurgias cerebrais sem que o crânio seja aberto (cirurgia não-invasiva).
O Leksell Gamma Knife (Bisturi Gama Leksell) é indicado para casos de lesões ou tumores profundos, situados em áreas cujo acesso é praticamente impossível por meio da cirurgia convencional.
O equipamento funciona à base de Raios gama. Um capacete colocado na cabeça do paciente converge os raios para um único ponto dentro do cérebro.
No ponto de cruzamento, a radiação é alta, atingindo só as células anormais. Não há necessidade de anestesia. O tratamento, em dose única, dura de 5 a 20 minutos.
"O paciente pode voltar para casa no mesmo dia", diz Sverker Littorin, diretor da empresa sueca fabricante do equipamento. Segundo ele, após a aplicação o tumor pára de crescer e regride.
Cerca de 34 mil pessoas já foram "operadas" com o Leksell Gamma Knife. Existem 65 unidades instaladas no mundo. Se o equipamento for comprado por algum hospital brasileiro, será o terceiro na América Latina -há um na Argentina e um no México.
O equipamento custa US$ 3 milhões. O Brasil possui um similar, o X-Knife, instalado na Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
O X-Knife custa US$ 1 milhão e pode ser aplicado nos mesmos casos. Segundo o neurocirurgião Raul Marino Júnior, os dois equipamentos podem ser usados também para casos de epilepsia e mal de Parkinson.

Texto Anterior: Executivo quer novo conselho
Próximo Texto: Convênio pretende melhorar o tratamento de diabetes no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.