São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Servidores municipais recebem o 13º com 9 dias de antecedência

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 165.610 servidores da Prefeitura de São Paulo -incluindo ativos e inativos- receberam ontem o 13º salário antecipadamente.
O município costuma pagar o 13º no dia 20 de dezembro.
"Na época em que a inflação era de 30% ou 40% ao mês, ganhávamos quase 1% ao dia. Agora, com a economia estável, não faz muita diferença. E os funcionários poderão antecipar as suas compras e negociar vantagens com os comerciantes", disse Pitta.
Ontem, a prefeitura depositou cerca de R$ 88 milhões nas contas dos servidores. Mensalmente, os gastos da prefeitura com a folha de pagamentos têm girado em torno de R$ 100 milhões.
Segundo Pitta, isso é o equivalente a 43% das receitas diretas da prefeitura. A lei salarial em vigor determina que a cidade gaste no máximo com o funcionalismo 40% do que arrecada.
"Por isso, o próximo aumento só deve acontecer em fevereiro", disse Pitta.
Os servidores querem aumento imediatamente. Eles ingressaram com várias ações na Justiça para cobrar o reajuste.
No início deste ano, o Executivo conseguiu aprovar na Câmara Municipal um projeto de lei que mudou as regras para concessão de aumento salarial.
O texto do projeto previa efeitos retroativos. Em vez dos 81% a que teriam direito, os funcionários receberam 6% de aumento.
Agora, eles querem que o Judiciário determine à prefeitura o pagamento dos 81%.
Para Pitta, uma das razões do "equilíbrio financeiro" da prefeitura foi a revogação da lei salarial que vinculava os aumentos à arrecadação.
O secretário disse ainda que o Plano Real contribuiu para a melhoria da performance da cidade no caso da arrecadação.

Texto Anterior: 2% faltam no 1º dia do ponto eletrônico
Próximo Texto: Nova lei obriga prefeitura a mostrar gastos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.