São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ex-craques, 'era de ouro' está de volta

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Santos e Botafogo revivem amanhã clássicos que reuniram grandes jogadores da década de 60. Para os ex-jogadores santistas Coutinho e Manoel Maria, esse clássico relembra a "era de ouro"do futebol brasileiro.
Para Coutinho, atacante do Santos entre 58 e 71, todos os Santos x Botafogo "marcaram uma época e deslumbraram uma geração que hoje, saudosa, pode voltar ao estádio e ver que o futebol voltou a ser jogado com alegria".
Coutinho lembra que as partidas contra o Botafogo de Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagallo eram muito especiais.
"Só tinha fera em campo. Não importava se era decisão de título. Quando se enfrentavam, era como se fosse uma final de mundial. E, quase sempre, o Santos vencia."
O atacante Manoel Maria, 47, que jogou no Santos entre 68 e 73, acredita que o grande confronto não era entre Santos e Botafogo.
"A rigor, o grande clássico era mesmo entre Pelé e Garrincha. Hoje, sem fazer comparações, a mística da camisa 10 do Santos está de volta com Giovanni, da mesma forma que a camisa 7 do Botafogo também está em alta com Túlio", disse o ex-jogador, hoje técnico do juvenil do Santos.
Para a dupla de ex-craques santistas, o Maracanã tem tudo para voltar a ser a "casa" do Santos.
"Para nós sempre foi um orgulho jogar no maior estádio do mundo. Impulsionava o time. Sinto o mesmo nos atuais atletas", disse Coutinho, atualmente técnico dos juniores do Santos.
Manoel Maria demonstra o mesmo otimismo. "Chorei no Pacaembu após o quinto gol. O Camanducaia lembrou os meus tempos de ponteiro. Voltei 30 anos no tempo. O Santos será campeão".

Texto Anterior: 007, Stones, teste nuclear e Beatles são notícia ainda
Próximo Texto: Schumacher faz o melhor tempo em testes no circuito do Estoril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.