São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios fazem ato por Sarajevo unida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 3.000 moradores sérvios e muçulmanos de Sarajevo fizeram manifestação ontem para dizer que os dois grupos podem conviver juntos na cidade.
O ato ocorreu na véspera do plebiscito dos sérvios de Sarajevo sobre o acordo de paz de Dayton.
A manifestação foi uma resposta aos vários atos de sérvios contra a entrega dos bairros da cidade controlados por eles à federação muçulmano-croata, como determina o acordo de paz.
"Podemos morar juntos novamente", dizia a faixa de um muçulmano. Moradores de áreas controladas por sérvios disseram que preferem fugir a ter de ficar sob comando muçulmano. Os sérvios que foram ao ato moram em setores muçulmanos da cidade.
Hoje, os moradores das regiões sérvias de Sarajevo votarão sobre o acordo. A rejeição é quase certa.
Os EUA, responsáveis pela negociação do pacto, a ser assinado no dia 14 em Paris, disseram que não vão aceitar modificações.
Os sérvios temem que haja perseguição contra eles, especialmente contra os militares.
A cidade tem mais de 100 mil sérvios, a maioria em bairros controlados por eles. O líder dos sérvios de Sarajevo, Trifko Radic, disse ontem que o "não" ao acordo vai vencer o plebiscito.
"Os sérvios de Sarajevo compreendem que a paz de Dayton pode ser pior que os bombardeios."

Texto Anterior: OMS encontra suspeita de Ébola na Libéria
Próximo Texto: Membros de seita confessam atentado; Condenado nos EUA pede fuzilamento; Líder rebelde da Caxemira é morto; Rússia tem pior nível de respeito a direitos; O NÚMERO; Ganhador de loteria desaparece na Itália; Líder golpista da Venezuela é eleito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.