São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato lembra um ano de ofensiva na Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 10 mil tchetchenos fizeram manifestação ontem em Grozni (capital) para exigir a retirada das tropas russas da república separatista do sudoeste do país. O ato marcou um ano do início da ofensiva da Rússia contra a região.
O Exército russo fechou a cidade e garantiu a segurança com helicópteros. "Para Ieltsin, vodca. Para a Tchetchênia, liberdade", dizia uma das faixas de protesto.
Anteontem, a agência de notícias russa "Itar-Tass" divulgou que um dos principais assessores de Djokhar Dudaiev, o líder separatista tchetcheno, foi ferido e capturado por tropas russas. Líderes tchetchenos negaram o incidente.
Apesar da trégua de julho, combates retornaram com a proximidade das eleições orientadas pelo governo russo, no domingo.
Em 1991, a Tchetchênia declarou-se independente da Rússia. No dia 11 de dezembro de 1994, a Rússia lançou ofensiva contra os separatistas e conseguiu retomar dois terços do território. A guerra deixou cerca de 50 mil mortos.

Texto Anterior: Esquerda vence eleição
Próximo Texto: Soldados do Zimbábue sofrem cerco da Unita no norte de Angola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.