São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Grampo' atinge 1.500 telefones na Argentina

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Desde 1992, o serviço de inteligência argentino mantém diariamente 1.500 telefones grampeados, monitorados por 500 agentes. Cerca de 99% das solicitações são feitas pela Justiça.
Por conta dessa tarefa, a Side (Secretaria de Inteligência do Estado) teria uma dívida acumulada com a Telefônica Argentina de mais de US$ 45 milhões pelo uso de linhas paralelas.
Todos os dias são monitorados 1.200 telefones residenciais e comerciais e 300 celulares. Até 1992, quando o sistema de telefone era estatal, as escutas eram feitas em 200 linhas diariamente.
O levantamento foi feito pelo jornal "Página/12", de Buenos Aires, junto a fontes da Side, órgão ligado à Presidência e dirigido por Hugo Anzorreguy.
Nos últimos três anos, a Side comprou 800 aparelhos destinados à escuta telefônica. Por mês, são gravadas 15 mil fitas de conversas.

Texto Anterior: O ano do desemprego
Próximo Texto: Burle ganha disputa para Conselho Superior e acredita em reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.