São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
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Supermercado vende 4% menos

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na contramão do comércio de rua e dos shoppings, as vendas de Natal ainda não começaram nos pequenos e grandes supermercados.
Nos primeiros 12 de dezembro, o faturamento está entre 3% e 4% abaixo do obtido no mês passado, tanto nas lojas da capital como nas do interior, diz Firmino Rodrigues Alves, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
"Até agora o movimento está igual ao de novembro", diz Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne os pequenos supermercados.
Isso, ressalva o supermercadista, nas lojas que estão fora da área de influência da guerra de preços travada entre o Carrefour e Wal-Mart.
Nessas áreas, diz Tanaka, o movimento nas pequenas lojas teve queda de até 40%.
Nem mesmo a abertura dos supermercados aos domingos fez a venda de Natal deslanchar até agora.
Segundo Tanaka, o consumidor está apenas transferindo as compras que faria no sábado para o dia seguinte.
A expectativa é que os negócios aumentem nos supermercados depois do dia 20, quando os trabalhadores recebem a segunda parcela do 13º salário.
"O consumidor está mais endividado do que a gente imagina", diz Alves para explicar o fraco movimento.
Segundo ele, as vendas deste Natal devem ficar, no mínimo, 5% abaixo das do ano passado.
Tanaka prevê um recuo de até 10% no movimento deste mês em relação ao mesmo período de 94.
Na sua opinião, o aumento sazonal de 15% nas vendas de dezembro em relação às de novembro devem ser sustentadas neste ano pelos negócios com cheque pré-datado e com cartão de crédito. É que boa parte dos pequenos e grandes supermercados já aceitam essa forma de pagamento.
(MCh)

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