São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação dos EUA tem alta em novembro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A inflação nos Estados Unidos registrou alta de 0,5% durante o mês de novembro.
Essa taxa é a mais alta do país desde janeiro deste ano, segundo informou ontem o governo norte-americano.
No mês de outubro, a alta da inflação nos EUA foi de 0,3%. Para o mês de novembro, os analistas econômicos de Wall Street esperavam um aumento que não ultrapassasse os 0,2%.
Ainda segundo os economistas, a alta do mês passado foi impulsionada, principalmente, pelo aumento nos preços dos automóveis e dos alimentos.
Segundo o Departamento de Trabalho dos EUA, a alta nos preços do setor automobilístico foi de 1,3%, a maior registrada nos últimos dois anos.
Já o setor de alimentos teve acréscimo de 1,2%, o maior desde dezembro do ano passado, quando a alta foi de 1,3%.
Outro resultado negativo foi divulgado ontem pelo governo. A taxa de inflação que não inclui o preço dos alimentos e dos produtos energéticos teve alta de 0,4% em novembro. O valor é o dobro do que tinham previsto os economistas durante o mês passado.
Estes resultados negativos, juntamente com o aumento do desemprego no país, podem fazer com que o Fed (banco central dos EUA) tome medidas para alterar a política de juros norte-americana.
O nível de desemprego nos EUA ficou em 5,6% no mês de novembro, um aumento de 0,1% em relação ao mês anterior.
Segundo o departamento de estatística do país, o aumento do desemprego se deve, principalmente, às demissões ocorridas nos setores automobilístico e manufatureiro.
Os economistas norte-americanos estão apostando que o Fed deva tomar providências quanto à política de juros no próximo dia 19, quando acontece a reunião do Comitê do Mercado Aberto, em Washington (EUA).
O encontro, convocado pelo próprio Fed, discutirá os principais resultados obtidos pela economia do país durante o ano de 95 e deve propor mudanças para 96.

Texto Anterior: Nostalgia agrária
Próximo Texto: Venezuela teme novo câmbio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.