São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jece Valadão brilha como protagonista de 'Boca de Ouro'

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Boca de Ouro", de Nelson Pereira dos Santos, foi o primeiro filme inspirado em peça de Nelson Rodrigues. Abriu um dos filões mais férteis do cinema brasileiro.
O filme foi uma encomenda de Jece Valadão a Nelson Pereira. A pedido do ator, o cineasta realizou uma adaptação fiel da peça.
Hoje, depois de dúzias de filmes que ressaltaram os aspectos grotescos e extravagantes da obra de Nelson Rodrigues, "Boca de Ouro" chama a atenção por sua relativa sobriedade dramática e por sua objetividade narrativa.
A estrutura da peça, mantida no filme, é engenhosa: a ambígua personalidade do protagonista -um poderoso bicheiro que ostenta uma dentadura de ouro (Jece Valadão)- é revelada através de três versões do mesmo episódio, a sedução de uma moça casada do subúrbio dominado pelo Boca.
Embora as três versões sejam contadas pela mesma personagem, uma ex-amante do bicheiro (Odete Lara), cada uma delas desdiz a outra e revela um aspecto diferente do caráter do protagonista.
Filmado num preto-e-branco sem firulas e com muita profundidade de campo, o filme brilha pela atuação de Valadão e pela quase obscena virulência verbal.
Num dos melhores diálogos, uma grã-fina mostra os seios dizendo: "Depois que fez psicanálise, meu marido acha tudo natural". É Nelson Rodrigues puro.

Vídeo: Boca de Ouro
Produção: Brasil, 1962
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Jece Valadão, Odete Lara, Daniel Filho, Maria Lucia Monteiro
Lançamento: Sagres/Riofilme

Texto Anterior: "Os Fuzis" mistura monotonia e beleza
Próximo Texto: Antologia faz biografia "oficial" dos Beatles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.