São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recifense usa areia e palha de aço para limpar os dentes, diz pesquisa

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Pesquisa realizada com 940 moradores dos 94 bairros de Recife (PE) revelou que 26% dos entrevistados usam ou já usaram areia, palha de aço, folha de coqueiro e casca de bambu para limpar os dentes.
No levantamento, foi constatado ainda o uso de solução de bateria de automóveis e de perfumes como "medicamentos alternativos" contra a dor de dente.
O trabalho foi realizado por alunos do curso de odontologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (estadual).
Segundo o professor Luiz Albérico Barbosa Falcão, 34, coordenador do trabalho, o objetivo da pesquisa é "despertar no estudante o compromisso social que ele tem para transformar a realidade dos desdentados".
Foram entrevistadas, em média, dez pessoas de diferentes características econômicas e sociais, por comunidade.
Os resultados, afirmou Falcão, revelam que, apesar do uso de material alternativo estar restrito às áreas mais carentes, a falta de educação básica para a saúde bucal é generalizada.
"Rico também não sabe como manter a saúde da boca", disse o professor. "A maioria não associa sequer problemas como a cárie a uma doença", declarou.

Texto Anterior: Cidade de SC ergue pirâmide de 9 m
Próximo Texto: Prefeitura paraense sofre intervenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.