São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravura renova sua linguagem

DA REPORTAGEM LOCAL

A tradição da gravura brasileira renova sua linguagem. É o que prova a exposição "Gravura Paulista", a partir desta quinta-feira, na Galeria São Paulo. Traz 16 artistas da nova geração, todos discípulos de Evandro Carlos Jardim, curador da mostra.
"A gravura perdeu prestígio do ponto de vista internacional. Mas no mercado brasileiro sempre foi privilegiada. Esta mostra é revitalizadora. Renova a tradição da nossa gravura e apresenta novos artistas em técnicas tidas como ultrapassadas", diz o crítico de arte Tadeu Chiarelli.
Técnicas e materiais exibidos são variados. Vão das estampas gráficas com barro de Marco Buti às experiências com produtos químicos em máquinas xerox e acetatos de Rosana Paulino. Ela usa slogans de lojas e de campanhas como a da boneca Barbie mixadas a ícones do universo feminino.
Ferrugem, fotogravuras e o acaso são matéria-prima do trabalho de Marco Buti. "Parto de fotos impressas em chapas de ferro. A ferrugem corroída é somada à impressão. É uma possibilidade técnica que foge ao estabelecido", afirma Buti.
Até páginas de livros de filosofia de Soreen Kierkegaard são suportes de gravuras. Elas são usadas nas litografias de Luiz Armando Bagolin.
A artista Laurita Salles traz um trabalho tridimensional transformando em matriz objetos cilíndricos. "Ela rompe com a bidimensionalidade e entra no campo da escultura", diz Chiarelli.
Outros artistas como Paulo Barreto e Luise Weiss recuperam um trabalho figurativo com sugestivas composições de rostos e figuras humanas em águas-forte e monotipias.
A tradição da xilogravura é rearticulada na série de grandes navios, assinada por Alberto Alexandre Martins.
"A mostra traz estas experimentações, que trazem novas conexões com o cenário da arte contemporânea e tira a gravura de um gueto", diz Claudio Mubarac. Ele apresenta trabalhos em papel e chumbo.
Armando Sobral, Arnaldo Battagline, Ernesto Bonato, Ferez Koury, Herman Tacasey, Ivoty Macambira e Márcio Perigo também estão entre os nomes da nova geração da "Gravura Paulista".
A discussão sobre a nova gravura também está na World Wide Web da Internet, que traz uma versão digital do catálogo da obra.

Exposição: Gravura Paulista
Abertura: Quinta-feira, às 21h
Quando: De 14 de dezembro a 6 de janeiro, de segunda a domingo, das 10h às 22h.
Onde: Galeria São Paulo (r. Estados Unidos, 1.456, tel. 852-8855)

Texto Anterior: Trilha do 'Castelo' reúne nomes da MPB
Próximo Texto: Itamar canta Ataulfo Alves no teatro Mars
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.