São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Festival explora MPB instrumental

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

A música instrumental dá o tom neste final de semana. O projeto "Banco do Brasil Musical" traz ao palco do Tom Brasil, de sexta a domingo, alguns dos nomes de maior destaque dentro do cenário.
O projeto, que existe desde 93, leva o trabalho de artistas em miniturnês pelo país. Já foram feitos 160 shows e gravados 11 CDs.
A produção musical é do compositor André Geraissati. "Nosso critério para chamar os músicos é simplesmente o de fazer boa música instrumental brasileira e popular."
O festival reúne grupos relativamente novos, como o Art Brasil da Paraíba, que mistura frevo com outros ritmos nordestinos, e outros tradicionais, como o Época de Ouro, grupo de choro que tocou com Pixinguinha.
Na seção choro o festival traz também Altamiro Carrilho, que mais gravou dentro do gênero (mais de 70 álbuns) e Armandinho, um dos que o eletrificaram.
Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal vem mostrar os sons brasileiros que eles estão acostumados a gravar e tocar no exterior.
A mistura de gêneros é outro ponto marcante. Paulo Moura e Wagner Tiso mesclam o jazz com regionalismo. O acordeonista Dominguinhos mostra o baião e suas diferentes fusões.
E já que o tom é popular, o pianista Arthur Moreira Lima faz uma seleção de clássicos do piano popular brasileiro, interpretando Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e outros compositores.
A bossa nova está presente, como referencial do Zimbo Trio e do gaitista Maurício Einhorn.
"O importante é que todos se encontrem de novo, depois da maratona de shows, e ver o que é possível fazer, junto ou separado. Os shows terão algumas jams inevitáveis", diz Geraissati.
O projeto vai levar estes músicos, em pequenos grupos, para tocarem pelas universidades do país. "Outra intenção é fazer programas para levar a música instrumental até o público adolescente, através das escolas", diz.
Os shows serão gravados pela TV israelense. "O Oriente é a nossa próxima parada, por isso já estamos tentando conquistar o público." Em março, o projeto viaja para Israel.

Shows: Festival Banco do Brasil
Com: Egberto Gismonti, Maurício Einhorn, Arthur Moreira Lima, Marco Pereira, Altamiro Carrilho e outros
Onde: Tom Brasil (r. das Olimpíadas, 66, tel. 011/820-2326)
Quando: de sexta a domingo (programas diferentes)
Quanto: de R$ 20 a R$ 40

Texto Anterior: Parlapatões fazem de Brincante seu picadeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.