São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio será a prioridade

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O principal foco de atração do acordo entre o Mercosul e a União Européia é mesmo o intercâmbio econômico, em especial o comercial. Por um motivo fácil de explicar: o comércio tem sido, há décadas, o grande dínamo da economia mundial.
O mais recente relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio), uma espécie de xerife do comércio planetário, mostra que o comércio mundial de mercadorias tem crescido sistematicamente acima da produção.
É óbvio que a liberalização "progressiva e recíproca" das trocas entre a UE e o Mercosul facilitará um crescimento ainda maior do comércio entre os blocos.
O exemplo do Mercosul é, a respeito, muito eloquente: em 1985, quando se iniciaram as negociações para a formação do bloco, o Brasil exportava apenas US$ 990,3 milhões para os parceiros. No ano passado, US$ 5,921 bilhões.
(CR)

Texto Anterior: Mercosul e UE assinam cooperação hoje
Próximo Texto: Vieira diz que governo não quer emitir títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.