São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara decide hoje se cassa prefeita petista

CHICO PEREIRA
DA FOLHA VALE

Metade da população de São José dos Campos (SP) é contra a cassação do mandato da prefeita Angela Guadagnin (PT), segundo pesquisa realizada pelo DataFolha no dia 11 de dezembro. A cassação vai ser votada hoje na Câmara Municipal em sessão especial, que terá início às 14h.
Para 67% das pessoas ouvidas pelo Datafolha, a prefeita não vai ser cassada. Apenas 17% dos entrevistados acreditam que Angela perderá o seu mandato.
A prefeita petista é acusada de nove irregularidades político-administrativas. Ela terá o mandato cassado se receber o voto contrário de 14 dos 21 vereadores.
A pesquisa revela que 50% das pessoas ouvidas não querem que Angela seja cassada, enquanto 33% são favoráveis à cassação. Outras 9% das pessoas ouvidas disseram ser indiferentes, e outros 9% afirmaram que não sabiam do processo de cassação.
Segundo a pesquisa, 61% da população tomou conhecimento dos pedidos de cassação do mandato da prefeita. Metade (50%) dos entrevistados não sabe ou não lembra os motivos que deram origem ao pedido de cassação: 13% apontaram que o pedido foi motivado por desvio de verba e 10% que foi em razão da compra de computadores sem licitação.
O pedido de cassação foi feito pelo advogado Luiz de Carvalho, com base em 35 irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado nas contas de 94 da prefeitura, além da suposta contratação irregular de um advogado.
O relator do processo de cassação, vereador Laurindo Portela (PMDB), opinou pela procedência de 9 das 36 denúncias contra a prefeita e pediu a cassação do mandato. O advogado de defesa da prefeita, Tarcísio Teixeira Ferreira, defende a tese de que ela não cometeu nenhuma ilegalidade. "Irregularidades em contas de prefeituras são coisas comuns em todo o país", disse.

Texto Anterior: Industriais temem pelo Real
Próximo Texto: Paciente com Aids recebe células de macaco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.