São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anticoagulante pode ajudar vítima de derrame

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma droga usada em pacientes que tiveram ataques cardíacos pode ajudar a recuperação de pessoas que sofreram derrame, segundo estudo publicado no último número da revista médica "New England Journal of Medicine".
Pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), disseram que a droga, chamada TPA, pode prevenir danos cerebrais irreversíveis.
O TPA, um tipo de anticoagulante, foi administrado por via intravenosa três horas depois de o paciente ter sofrido derrame.
Cerca de 30% dos pacientes voltaram a ter movimentos e a falar três meses depois do derrame.
Pessoas que sofrem derrame podem ter paralisia facial ou dos membros. Muitos não recuperam os movimentos.
Segundo os pesquisadores, os pacientes devem se submeter a exames para saber se o tipo de derrame não foi causado por rompimento de vasos sanguíneos (hemorragia). A droga não pode ser usada nesses casos. Outro tipo de derrame, para o qual a droga se mostrou eficaz, é causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro (isquemia).

Texto Anterior: Paciente com Aids recebe células de macaco
Próximo Texto: Risco de pílula pode ter sido exagerado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.