São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco de pílula pode ter sido exagerado

DA REPORTAGEM LOCAL

O risco de pílulas anticoncepcionais pode ter sido superestimado, segundo quatro artigos independentes publicados amanhã na revista médica "The Lancet".
Em outubro, o Comitê Médico do Reino Unido divulgou que as pílulas de terceira geração -que possuem baixa dosagem de hormônios femininos- aumentavam o risco de as mulheres terem tromboembolismo, um tipo de distúrbio que leva o sangue a coagular dentro dos vasos sanguíneos.
O tromboembolismo pode levar à morte se os vasos sanguíneos que suprem os pulmões entupirem.
Segundo os estudos, embora as substâncias contidas nas pílulas possam causar o distúrbio, o risco absoluto é de uma morte em cada um milhão de usuárias por ano.
Segundo Noel Weiss, da Universidade de Seattle (EUA), esse risco é mínimo, não justificando o pânico causado pela divulgação da notícia. "Fazemos o alerta para proteger as mulheres de dados que são divulgados e que muitas vezes são exagerados. O perigo de certas drogas pode estar sendo superestimado", disseram os pesquisadores em editorial na mesma revista.

Texto Anterior: Anticoagulante pode ajudar vítima de derrame
Próximo Texto: Esca pagou conta para Aeronáutica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.