São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso lembra obra de Wolfe

DA REPORTAGEM LOCAL

O caso envolvendo torcedores do Santos no Rio lembra uma importante passagem de "A Fogueira das Vaidades", de Tom Wolfe, um dos mais comentados romances dos anos 80.
A trama do livro, que se passa em Nova York, começa quando o personagem principal, o yuppie Sherman McCoy, que ganha fortunas em Wall Street, vai ao aeroporto buscar sua amante, Maria.
Na volta, McCoy perde uma entrada na rodovia e, em vez de chegar a Manhattan, vai dar no sul do Bronx, um dos bairros mais pobres e violentos da cidade.
Em pânico, temendo ser atacado pelos moradores do local, McCoy acaba atropelando um jovem negro. Esse acidente dará início à sua decadência.
O atropelamento de um negro pobre por um branco rico serve de pretexto para Wolfe mostrar as complicadas relações raciais e socioeconômicas em Nova York.
O livro de Wolfe foi transformado em filme, em 1990, por Brian de Palma, com Tom Hanks no papel de McCoy, Melanie Griffith como Maria e Bruce Willis no papel do jornalista Peter Fallow.

Texto Anterior: PM escolta torcida organizada
Próximo Texto: Chuvas em MG deixam pelo menos 16 mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.