São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso lembra livro de Tom Wolfe

'Fogueira das Vaidades'

DA REPORTAGEM LOCAL

O caso envolvendo torcedores do Santos no Rio lembra uma importante passagem de "A Fogueira das Vaidades", de Tom Wolfe, um dos mais comentados romances dos anos 80.
A trama do livro, que se passa em Nova York, começa quando o personagem principal, o yuppie Sherman McCoy, que ganha fortunas em Wall Street, vai ao aeroporto buscar sua amante, Maria.
Na volta, McCoy perde uma entrada na rodovia e, em vez de chegar a Manhattan, vai dar no sul do Bronx, um dos bairros mais pobres e violentos da cidade.
Em pânico, temendo ser atacado pelos moradores do local, McCoy atropela um jovem negro. O acidente dará início à sua decadência.
O atropelamento de um negro pobre por um branco rico serve de pretexto para Wolfe mostrar as complicadas relações raciais e socioeconômicas em Nova York.
O livro de Wolfe foi transformado em filme, em 1990, por Brian de Palma, com Tom Hanks no papel de McCoy, Melanie Griffith como Maria, Bruce Willis no papel do jornalista Peter Fallow e Morgan Freeman como o juiz White.
Muito criticado pelas mudanças que De Palma fez na história, o filme foi um fracasso comercial. Custou US$ 75 milhões e rendeu US$ 15 milhões nos EUA.

Texto Anterior: Maia diz que passeata foi inútil
Próximo Texto: PM escolta torcida organizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.