São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beatles recebe tratamento clássico em CD do trio dinamarquês Rococó

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Há melodias com a densidade necessária de informações para não cairem automaticamente no kitsch ao serem transcritas para outros instrumentos. As árias de Mozart são um bom exemplo quando tratadas por conjuntos de sopro. O mesmo ocorre com boa parte do repertório dos Beatles (1960-1970).
Os músicos dinamarqueses do Trio Rococó -violoncelo, harpa e oboé- são uma demonstração inteligente de transposição feliz no CD "Classical Mistery Tour".
Não há a rigor novidade alguma no tratamento clássico da harmonia com que os Beatles enriqueceram a música pop. Já nos anos 60, transcrições para piano de suas peças eram amplamente executadas nos conservatórios. Quartetos de cordas fizeram com densidade o mesmo trajeto.
O próprio George Martin, arranjador do antológico conjunto britânico, regeu há dois a Orquestra Sinfônica Brasileira com peças originariamente compostas e gravadas pelos Beatles.
Nesse terreno bastante frequentado, o Trio Rococó abre um espaço precioso pelo refinamento com que concebe a música transcrita. É um trabalho de gente com sólida formação musical.
Neils Eja, oboísta, pertenceu à Orquestra Sinfônica da Rádio da Dinamarca e é instrumentista de câmara. Berit Sapelling também é camerista, enquanto Inge Mulvad foi violoncelista da Filarmônica de Copenhague.
Os três instrumentos enveredam pela redescoberta de um som que nos é de há muito familiar. Eles se revezam no enunciado e no acompanhamento. "Eleanor Rigby" -com certeza a mais clássica das canções dos Beatles-, que à primeira vista imporia a preponderância do violoncelo, é também indistintamente solada pela harpa e pelo oboé.
A harpa se torna preponderante no arranjo de "Here Comes the Sun" e o oboé dámore (um irmão do oboé, mais corpulento e de sonoridade mais adocicada) faz o mesmo em "Yesterday".
Talvez o único ponto frágil do CD esteja na excessiva reverência para com a harmonia original de cada uma das 16 peças transcritas. É um pecadilho que os conjuntos de jazz, ao retomarem os Beatles, não chegaram a cometer, em razão da liberdade que sentiam para incluir novas dissonâncias, para enxertar improvisos com variações sobre determinados temas.

Disco: Classical Mistery Tour
Artista: Trio Rococó
Gravadora: BMG-Ariola

Texto Anterior: Disco traz Marvin Gaye nos anos 90
Próximo Texto: Acervo de Mário de Andrade é tombado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.