São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados colombianos livram Samper do risco de impeachment

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma comissão parlamentar colombiana absolveu o presidente Ernesto Samper das denúncias de envolvimento com o narcotráfico que pesavam contra ele. Samper poderia até sofrer impeachment.
Apenas um entre os 15 membros do comitê considerou conclusivas as provas contra o presidente. Ao longo deste ano, surgiram gravações e testemunhos de ex-tesoureiros da campanha eleitoral de Samper trazendo indícios de que o cartel de Cali financiara parte de sua campanha eleitoral, no ano passado.
Apesar da força das denúncias, o processo se encaminhou para a absolvição do presidente, nos últimos dias. As razões são muito mais políticas do que jurídicas: 11 dos 15 deputados da comissão são do Partido Liberal, de Samper.
O vice-presidente da comissão, Jorge Humberto Mantilla, disse que o processo pode ser reaberto se novas provas surgirem.
As investigações já duram quatro meses. O procurador-geral da República, Alfonso Valdivieso, continua buscando provas que possam incriminar o presidente.
A decisão será oficialmente comunicada ao presidente nos próximos dias. Por conta das denúncias, o ex-ministro da Defesa Fernando Botero Zea renunciou e foi preso.
A decisão foi anunciada às 2h de ontem (4h em Brasília), após três dias de discussões secretas.
Os partidos de oposição pediram, na semana passada, quando a absolvição já era dada como quase certa, que um plebiscito sobre Samper seja convocado.

Texto Anterior: China acusa EUA de desrespeito à soberania
Próximo Texto: Itália liga Orçamento a voto de confiança; Chapéu e bengala de Chaplin são leiloados; Bens de Jacqueline Onassis vão a leilão; A FRASE; Presidente de grupo coreano é libertado; Fidel Castro faz visita surpresa ao Canadá; Microsoft e NBC anunciam TV paga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.