São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia pediu protesto a FHC

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Anistia Internacional distribuiu ontem cópia de carta entregue ao presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo para ele interceder em favor da implantação de uma política de direitos humanos na China.
Além da carta, o secretariado internacional da Anistia, em Londres, enviou dossiê à embaixada do Brasil em Pequim. Tratava-se de levantamento sobre violações na China.
Além de prender seus opositores, a China já condenou vários à morte com um tiro na nuca. A família do condenado tem de pagar o custo da bala.
O comportamento de FHC na China não agradou a Anistia e outras entidades de direitos humanos.
O presidente se recusou a tratar do tema com o governo chinês. A visita coincidiu com a condenação a 14 anos de prisão do dissidente chinês Wei Jinsheng.
Vários países condenaram a decisão. O Brasil preferiu não comentar o episódio. "Nós nunca entramos em assuntos internos de outros países", disse FHC.
A carta pedia para FHC aproveitar a visita "para levantar junto ao governo chinês a possibilidade de implantação de programas de direitos humanos".
Pedia ainda para FHC indagar ao governo chinês sobre as "providências que estão sendo tomadas para elucidação dos diversos casos de violação denunciados".

Texto Anterior: FHC teme desgaste se afastar Raytheon
Próximo Texto: FHC ERROU AO NÃO PROTESTAR CONTRA A CHINA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.