São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confusão marca entrega de obra em SP

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um tumulto entre a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e sindicalistas marcou ontem a inauguração da passagem Tom Jobim, na região central de São Paulo.
Os guardas-civis tentaram prender Luiz Antônio Queirós e Josi de Oliveira, do Sindviários.
Os funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estavam reivindicando o cumprimento da decisão judicial de primeira instância que concedeu 7% de aumento real para a categoria, em maio último.
Assessores do prefeito Paulo Maluf (PPB), que estava discursando no palanque, tentavam convencer Queirós a não usar o megafone para não atrapalhar a solenidade. Não houve acordo.
Eduardo Anastasi, assessor da GCM, se aproximou do grupo e empurrou Queirós, ordenando aos guardas-civis que prendessem o sindicalista.
A confusão começou a poucos metros do palanque, mas o prefeito não interrompeu seu discurso. Josi de Oliveira protestou contra a tentativa de prisão de Queirós. "Acabou a democracia?", ironizou a sindicalista. Os guardas-civis tentaram prendê-la também.
O tumulto só diminuiu quando o capitão Marco Antônio, da assessoria militar do prefeito, interveio e pediu para que a GCM desistisse de tentar prender os sindicalistas.
Anastasi disse à Folha que mandou prender os sindicalistas porque dois guardas-civis foram agredidos.
Depois da confusão, Maluf disse que a manifestação dos sindicalistas foi "falta de educação".
"Foi desrespeito ao Tom Jobim e a sua família", afirmou o prefeito. Dora Jobim, neta do compositor, esteve na cerimônia.
A obra
A passagem Tom Jobim, entregue ontem, eliminou o semáforo no cruzamento das avenidas Prestes Maia e Senador Queirós, um dos mais movimentados da cidade.
A obra custou R$ 29 milhões, segundo o secretário Reynaldo de Barros (Vias Públicas).
Há duas semanas, Maluf havia dito que o custo da obra foi de R$ 25 milhões.

Texto Anterior: Juiz mantém reformulação
Próximo Texto: Fechado acordo para o PAS na zona norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.