São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores fazem curso de reciclagem

GILBERTO DIMENSTEIN
DE NOVA YORK

Além do envolvimento dos pais e da participação de uma entidade comunitária, um sistema permanente de avaliação, realizado pela Fordham University, de Nova York, é uma das chaves da escola.
Não mede apenas o nível do aprendizado do aluno, mas ajuda na reciclagem profissional dos professores, que recebem cursos periódicos. A melhoria da qualidade do professor é tida como ingrediente indispensável e óbvio para o aprendizado dos alunos.
A Fordham coordena um programa destinado a integrar mais universidades no apoio ao ensino básico. Isso significa treinar professores, discutir métodos, currículo, apresentar novidades pedagógicas.
Uma das ênfases é incorporar todos as matérias nas escolas. Abordar menos temas, mas com maior profundidade, interligando os campos de conhecimento.
A prevenção contra o fumo, por exemplo, é ensinada ao mesmo tempo em que se ministram aulas sobre o aparelho circulatório.
O professor de matemática pode dar exercícios de cálculo de porcentagens de fumantes que contraem câncer.
Ligam temas sociais à ciência ou matemática. Impossível entender problemas ecológicos sem discutir, por exemplo, demografia, pobreza e gases que formam a camada de ozônio.
Na concepção contemporânea, o aluno deve aprender a pensar e não reproduzir conhecimentos.
Afinal, cada vez mais o profissional é obrigado a reciclar sua instrução e lidar, simultaneamente, com várias áreas.
A Children's Aid Society, fundada no final do século passado nos Estados Unidos, tenta aprofundar a experiência da Salomé Urenã de Henriquez, abrindo parceiras com a Prefeitura de Nova York para atingir escolas com alunos de idades mais baixas (equivalente à pré-escola e 1º grau) e também as com alunos mais velhos, o que corresponderia ao segundo grau brasileiro.
Assim, o aluno completaria o segundo grau em escolas localizadas em prédios diferentes, mas com o mesmo tipo de ensino, garantindo continuidade.

Texto Anterior: Escola em área violenta de Nova York vira modelo
Próximo Texto: Câmara aprova fundo contra enchente em SP; Dersa mobilizará 1.655 funcionários nos feriados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.