São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte extingue a lei do passe entre europeus

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

A Corte Européia de Justiça tomou ontem uma decisão que implica o fim da lei do passe.
Os clubes de futebol não podem mais exigir dinheiro para permitir a transferência de jogadores antes do final de seu contrato.
Outra decisão tomada pelo mais alto tribunal da União Européia foi a de proibir também a limitação do número de jogadores estrangeiros atuando em um determinado clube, desde que os atletas tenham passaporte europeu.
A decisão é resultado do julgamento do caso que opunha, há cinco anos, o jogador Jean-Marc Bosman, 31, à União Européia de Futebol (Uefa).
Bosman jogava no Liege, da Bélgica, que queria reduzir seu salário em 80%.
O jogador recebeu uma proposta do Dunkerque, equipe da França, mas seu clube exigiu um preço muito alto.
Bosman foi à Justiça contra seu clube e contra a Uefa, que autorizava a venda de passes (venda sujeita a normas estritas na maior parte da Europa).
A Corte Européia considerou que a venda do passe, assim como a limitação de estrangeiros, infringe a lei européia sobre a livre circulação de trabalhadores entre os países da União Européia.

Texto Anterior: Campanha revela atletas 'essenciais'
Próximo Texto: Palmeiras troca três jogadores com Flamengo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.