São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minimalismo conquista espaço na moda

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Menos é mais. A máxima começa a valer agora também para a moda. Depois dos excessos cometidos durante os anos 90, um time de estilistas de ponta impõe ao planeta fashion formas simples, de corte seco, peças únicas combinadas entre si com despojamento quase franciscano.
Helmut Lang, Calvin Klein, Prada, Jil Sander, Dolce & Gabbana são algumas dessas marcas. As principais armas da temporada são vestidos sem manga, calças retas e estreitas, cardigãs e saias de comprimento pelo joelho, levemente evasê (forma levemente cônica que se alarga em baixo).
A máxima "less is more" (menos é mais) é a premissa do alemão Mies van Der Rohe, que lançou as bases da arquitetura moderna baseado na economia das linhas e na valorização da essência.
A partir dos anos 70, o fundamento decolou também nas artes plásticas e se consolidou na decoração. Na década de 80, chegou-se ao extremo dos ambientes 100% brancos ou 100% pretos. O grande templo do minimalismo hoje é a nova loja de Calvin Klein em Nova York, na Madison Avenue.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Tendência tem repercussão na música tecno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.