São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandes partidos articulam blocos

Eles querem ter maior poder

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os grandes partidos já se articulam para formar blocos parlamentares que garantam maior poder de decisão na Câmara. O PL está sendo procurado pelo PMDB e pelo PPB. O PFL quer manter o bloco com o PTB.
Junto com os petebistas, o PFL garante a condição de maior bloco e divide com a segunda bancada as indicações para presidências e relatorias de comissões permanentes, de comissões especiais da reforma constitucional e de medidas provisórias.
O PMDB tem hoje a segunda bancada (97 deputados). Poderá, porém, ser superado pelo PPB, se esse partido formar bloco com o PL, o PSD e o PSC. Com esse bloco, o PPB iria dos atuais 89 parlamentares para 102.
O líder do PPB, Odelmo Leão (MG), disse ontem que já procurou parlamentares do PL para conversar sobre a formação de um bloco. O líder do PL, Valdemar Costa Neto (SP), confirmou a conversa.
Costa Neto afirmou, porém, que também foi procurado pelo líder do PMDB, Michel Temer (SP). "Vamos conversar com os dois partidos. Isso só vai se definir em fevereiro", afirmou.
O líder do PL afirma que vai negociar nos seguintes termos: "A cada cinco relatorias, queremos uma. É a única forma que o PL tem de atuar aqui dentro. No governo não temos mais espaço".

Texto Anterior: Maluf vai pressionar FHC por reeleição
Próximo Texto: Empreiteira pagou o salário de motorista de Roberto Requião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.