São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Conheça as músicas escolhidas

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Ná Ozzetti pinçou doze canções de Rita Lee lançadas originalmente entre 1969 (quando ainda integrava o grupo Mutantes) e 1983 (já em dupla com Roberto de Carvalho). Conheça as faixas selecionadas.
. Atlântida - foi lançada originalmente em 1981, no álbum "Saúde". Ná constrói balada mais sincopada, lenta e melancólica que a matriz.
. Com a Boca no Mundo (Tico-Tico) - Rita gravou em 1976 com a banda Tutti Frutti, em "Entradas e Bandeiras". Pouco depois, foi presa por porte de drogas e até hoje afirma não gostar do disco. Ná transforma o rock original em reggae de sotaque latino.
. Mania de Você - Um dos grandes hits de Rita, a faixa de 1979 vem transformada em pop bem mais sacudido, com rudimentos de dance music. Ao final, Ná subverte o refrão, cantando os versos sem pausas ou tomadas de fôlego.
. Mutante - a canção de fossa de 1981 ganha mais ainda em tristeza e melancolia, em versão que faz referência direta à Bossa Nova (ou à bossa'n'roll de Rita Lee).
. Fruto Proibido - a faixa do cultuado disco homônimo de 1975 -que tem também a clássica "Ovelha Negra"- se transmuta, de rock'n'roll, em funk carioca anos 70.
. Luz del Fuego - do mesmo disco, a faixa preserva o andamento da versão original para transeferir à pioneira roqueira Rita Lee a homenagem à pioneira vedete Luz del Fuego.
. Raio X - gravada em "Bom Bom" (1983), é a mais recente das selecionadas. Amplia a melancolia da primeira versão com arranjo pomposo de desdobramentos sinfônicos.
. Mamãe Natureza - É das canções mais rock'n'roll de Rita Lee e a faixa mais rock'n'roll de "Love Lee Rita", embora menos enfática que o quase épico de 74, gravado em "Atrás do Porto Tem uma Cidade".
. Doce Vampiro - é outro dos estrondos de popularidade de Rita, do mesmo disco de "Mania de Você". Ná desvia o pendor épico da versão de Rita & Roberto para puro lirismo. Aqui, como em "Atlântida", Ná exibe inflexões melancólicas de voz que inspiraram cantoras como Marisa Monte.
. 2001 - Um arranjo de banda de coreto anuncia a chegada dos Mutantes ao tributo de Ná, em canção de 1969. Ná enfatiza o universo interiorano sem recorrer ao acento sertanejo-debochado da primeira versão.
. Vida de Cachorro - A faixa é de "Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets" (1972), derradeiro disco de Rita com os Mutantes. Ná mantém-se na pracinha do coreto, agora com toques de jazz.
. Modinha - Autêntica moda de viola, a canção de "Babilônia" (1978) estabelece a ponte entre a Rita dos Mutantes e a Rita da transição entre o rock do Tutti Frutti e o pop da parceria com Roberto de Carvalho.
(PAS)

Texto Anterior: Ná Ozzetti faz álbum em homenagem a Rita Lee
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.