São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derrotados acusam fraude

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois dos principais derrotados nas eleições parlamentares russas, o ex-vice-presidente Alexander Rutskoi e o general aposentado Alexander Lebed, disseram que as eleições haviam sido fraudulentas.
"Há uma aberta falsificação a caminho", disse Rutskoi. "O sentimento do povo nesse país depois dessa fraude vai ser tal que se podem esperar sérios distúrbios."
Rutskoi afirmou que o seu partido, Derjava, havia recebido 9,4% dos votos e não os 2,5% indicados pelos resultados oficiais.
Somente quatro partidos obtiveram os 5% necessários para eleger deputados na votação proporcional. Rutskoi pediu uma investigação parlamentar sobre as eleições.
Lebed, provável candidato do partido nacionalista Congresso de Comunidades Russas à Presidência, também disse que havia fraude nas eleições. Nenhum dos dois ofereceu provas da fraude.
As pesquisas indicavam que o partido de Lebed teria mais do que 5% dos votos, mas obteve 4,1%, segundo o resultado oficial.
Monitores internacionais das eleições disseram que elas foram limpas e democráticas, mas que poderia ter havido algum tipo de manipulação, devido à demora na apuração e divulgação de resultados. Eles afirmaram não ter encontrado nenhuma prova de fraude.

Texto Anterior: Jirinovski lidera para presidente
Próximo Texto: ONU transfere poderes para Otan e soldados entram em território sérvio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.