São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU transfere poderes para Otan e soldados entram em território sérvio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A ONU passou ontem formalmente o comando das operações de manutenção de paz na Bósnia para a Otan. A cerimônia, improvisada, ocorreu às 11h (8h em Brasília) no aeroporto de Sarajevo.
A neblina impediu que o comandante da operação da Otan, o almirante dos EUA Leighton Smith, chegasse à capital a tempo.
Com a ausência de Smith, o comandante das forças terrestres da Otan, general Michael Walker, e o chefe das forças de paz da ONU na ex-Iugoslávia, Bernard Janvier, fizeram rápida cerimônia.
Logo depois da transferência de poderes, soldados britânicos entraram em ação, retirando dois bloqueios sérvios da principal estrada para o aeroporto de Sarajevo, que ficou fechada três anos e meio.
Cerca de cem soldados entraram pela primeira vez em território sérvio, área que nunca tinha sido acessível à força de paz da ONU.
O almirante Smith conseguiu chegar a Sarajevo no início da tarde. Ele afirmou que os 60 mil homens sob seu comando usarão o poder da aliança militar ocidental para implementar o acordo de paz assinado semana passada em Paris.
Disse, porém, que seus comandados não são "caubóis procurando briga". "Quero colocar na cabeça das pessoas deste país que estamos aqui para ajudá-las."
Começou em Bruxelas a reunião para arrecadar dinheiro para a reconstrução da Bósnia -estimada em US$ 20 bilhões.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) aprovou a adesão da Bósnia e deu ao país um crédito de emergência de US$ 45 milhões.

Texto Anterior: Derrotados acusam fraude
Próximo Texto: Medo de ataque de presos leva Amir para solitária em prisão no deserto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.