São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel anuncia prisão de 15 militantes do Hamas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Israel comunicou ontem a prisão de 15 ativistas do grupo radical islâmico Hamas (Movimento de Resistência Islâmico), acusados de planejar atentados terroristas contra israelenses.
Segundo um comunicado do Exército de Israel, as prisões ocorreram nos últimos dias em Tulkaram (Cisjordânia).
Os militantes estariam planejando ataques contra alvos civis e militares, inclusive atentados suicidas.
O comunicado diz também que o líder do grupo, Hatem Yusuf Mahmoud Ziada, foi encarregado pelo Hamas de formar uma rede na Cisjordânia para efetuar os ataques. Ziada vive em um campo de refugiados em Gaza.
O Hamas se opõe aos acordos de paz entre Israel e a OLP e continua realizando atentados contra Israel.
As negociações que ocorrem entre a OLP e o Hamas no Cairo (capital do Egito) entraram ontem no terceiro dia.
A Autoridade Nacional Palestina quer que o Hamas renuncie ao terrorismo e se transforme em um partido político, participando das eleições palestinas, marcadas para o dia 20 de janeiro.
O grupo ainda não tomou posição definitiva sobre a participação no pleito. Fontes do grupo disseram que a decisão poderia ser comunicada ao líder da Organização para a Libertação da Palestina, Iasser Arafat, que chega amanhã ao Cairo.
Líderes do grupo radical têm dito que não abrem mão dos ataques contra Israel, mas sinalizam que podem aceitar uma trégua.
Analistas acreditam que a OLP não permitirá a participação do Hamas nas eleições sem que o grupo assuma o compromisso de suspender os ataques contra Israel.
Em troca, o Hamas exigiria liberdade de expressão nos territórios controlados pela Autoridade Palestina. O grupo também quer que seus militantes tenham postos no governo e na polícia palestina.

Texto Anterior: Medo de ataque de presos leva Amir para solitária em prisão no deserto
Próximo Texto: Achado dinossauro que chocava 15 ovos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.