São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton cancela reunião com a oposição e governo fica fechado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, cancelou de maneira abrupta reunião com os líderes da oposição marcada para ontem.
O impasse sobre a aprovação do Orçamento federal, que parecia começar a se dissipar após encontro anteontem de Clinton com seus opositores, permanece.
A decisão foi anunciada depois que a bancada da oposição na Câmara se negou a aceitar acordo acertado anteontem por seus líderes com Clinton para pôr fim à paralisação parcial do governo.
Parlamentares do Partido Republicano ficaram furiosos com entrevista do vice-presidente Al Gore, em que algumas declarações do senador Bob Dole e do presidente da Câmara, Newt Gingrich (ambos de oposição), foram negadas.
Dole e Gingrich haviam dito anteontem que eles e Clinton haviam concordado em encontrar uma saída para o impasse até o final do ano, mas Gore depois afirmou que esse prazo não era definitivo.
Há seis dias cerca de 260 mil funcionários públicos federais estão sem trabalhar. Se nenhuma solução for encontrada até hoje, 3,3 milhões de veteranos de guerra vão receber suas pensões de dezembro atrasadas.
Se o impasse persistir até amanhã, 8 milhões de menores dependentes de veteranos receberão seus benefícios com atraso.
Clinton enfrenta dificuldades para controlar seus partidários: 89 se aliaram ontem à oposição na Câmara para derrubar pela primeira vez um veto presidencial, em lei sem relação com o Orçamento.

Texto Anterior: Brasileiros vão a Nova York procurar neve
Próximo Texto: Pressão cancela mostra sobre escravos nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.