São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedras coloridas brilham no sol das praias

ROBERTO COSSO; LINO BOCCHINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No litoral de Santiago, as praias têm a água límpida, como no resto da ilha. Em algumas delas, o chão é coberto de pedrinhas.
As pedras são desconfortáveis para caminhar, mas em praias como Baconao, elas são multicoloridas e brilham com o sol.
Em todas as praias ao longo da carretera Bocanao -que passa pelo litoral-, existem chalés, hotéis simpáticos e ônibus regulares.
Para ir à praia em Guantánamo é preciso rodar um pouco mais. Sua enorme baía fica ao lado da cidade, mas está ocupada pelos norte-americanos.
A 150 quilômetros de Guantánamo fica a cidade de Baracoa, em uma bela e pacata praia. Baracoa é o limite leste da ilha.
Cristóvão Colombo passou por lá em 1512. No caminho ficam praias menores, menos atrativas e sem infra-estrutura turística, boas para passeios menores.
A Província de Santiago de Cuba é famosa por fazer os melhores runs cubanos. Em todos os hotéis do oriente existem lojas que vendem runs e todo tipo de lembranças cubanas, como camisetas de Che, charutos de várias marcas e "Tropicola, a versão local do refrigerante americano.
Nas ruas de Santiago, o turista é abordado por cubanos oferecendo runs e outras mercadorias da região, mais baratas que nos hotéis e tiendas -lojas do governo que também vendem de tudo. É o mercado negro, no qual, além desses produtos, são vendidos gasolina, serviços de táxi e de prostitutas.
Esse comércio paralelo, apesar de bem mais barato que o oficial, é ilegal. Comprar nas ruas pode causar grandes dores de cabeça com a polícia e com a falta de garantia de qualidade. Charutos e rum falsificados são comuns.
Na Província de Guantánamo e no interior de Santiago, que atraem menos turistas, o comércio informal não existe.
(RC e LB)

Onde ficar
Litoral de Santiago de Cuba: Sierra Mar Delta Hotel Resort (4 estrelas), praia Sevilha, tel. 2-6436; Clube Amigo Balneário del Sol (3 estrelas), carretera Baconao, km 38, praia Baconao, tel. 2-6005 e 2-5949; LTI Carisol Resort Hotel (3 estrelas), carretera Baconao, km 10, praia Cazonal, tel. 2-7204 e 2-7191.
Litoral de Guantánamo: Hotel Horizontes El Castillo (3 estrelas), Loma del Paraíso, praia de Baracoa, tel. 4-2103, 4-2123, 4-2125 e 4-2147; Hotel Horizontes Porto Santo (3 estrelas), estrada do Aeroporto, praia de Baracoa, tel. 3581; Hotel La Rusa (1 estrela), r. Máximo Gomez, 161, praia de Baracoa, tel. 4-3011 e 4-3570.
Onde comprar: existem tiendas em todos os hotéis e espalhadas por toda cidade. O comércio informal pode ser encontrado no centro.

Texto Anterior: Cuba antecipou filme de dinossauros de Spielberg
Próximo Texto: Música e Guerra Fria marcam Guantánamo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.