São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

País se afasta da memória dos EUA

DO 'TRAVEL/NEW YORK TIMES'

Isso é o Vietnã, um dos países mais densamente habitados do mundo. A maioria da população é de crianças, muitas vestidas como pequenas cópias de seus pais. A maioria estava ocupada tomando conta de búfalos que ruminam pelos semeados campos de arroz.
Por outro lado, nem tudo parece ter sido tirado do filme "A Noviça Rebelde" nessas montanhas. Uma velha senhora no meio da multidão tenta nos vender tecidos, mas com uma pequena bola marrom na mão: "Você gosta?".
Eu admito que não estava certa sobre o que era aquilo. No dia seguinte, descobri. Relaxando em um bar de beira de estrada após uma longa caminhada, o dono perguntou se não queríamos ópio com as nossas Coca-Colas.
No nosso segundo dia resolvemos caminhar pelo rio, uma distância curta, mas cheia de subidas e descidas.
Passamos por uma vila francesa com uma visão em 180 graus das montanhas. Passamos por fazendas barulhentas devido aos animais.
Nós lemos nossos livros no rio. E nos sentimos como se estivéssemos na Europa ou no Nepal, ou qualquer outro lugar que não o Vietnã da febril memória americana.

Texto Anterior: Ocidentais são novidade para tribos da região
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.