São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro descreve gestão em SP

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

As mudanças implementadas por d. Paulo Evaristo Arns na Arquidiocese de São Paulo são o tema do livro "Do Corpo Cintilante ao Corpo Torturado - uma igreja em operação periferia", de Maria Cecilia Domezi (editora Paulus).
O livro descreve o crescimento da igreja na periferia. Domezi ressalta que, no início dos anos 70, os religiosos concentravam sua atividade no centro de São Paulo: "Tinha-se notícia, em 1972, de somente três religiosas que desenvolviam trabalho em favelas".
Domezi relata que, em 1973, d. Paulo vendeu o palácio episcopal pelo equivalente a US$ 5 milhões. O dinheiro obtido foi empregado na Operação Periferia, um plano pastoral destinado ao atendimento das famílias mais pobres da cidade.
"Do Corpo Cintilante ao Corpo Torturado" ressalta as diferenças entre d. Paulo e seu antecessor, d. Agnelo Rossi, no trato com regime militar e seus adversários.
Segundo ela, em 1969, quando houve a prisão de frades dominicanos, d. Agnelo disse que nada tinha a ver com o caso. Já d. Paulo dizia que era sua obrigação atuar junto aos presos.

Texto Anterior: D. Paulo defende aborto para estupradas
Próximo Texto: BB espera mais crédito externo em 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.