São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartolagem brasileira reinventa a roda

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dirigentes do futebol brasileiro insistem, há anos, em reinventar a roda quando se trata de estabelecer o regulamento dos campeonatos, regionais ou nacional. O resultado está à vista de todos: a roda do futebol brasileiro é quadrada.
Desde que o futebol virou coisa séria, só se criaram duas formas de se disputar um torneio: ou é copa ou é campeonato.
Copa pressupõe algum tipo de eliminatória. A forma mais clássica é a que se adota na Copa do Brasil: confronto direto entre um punhado de pares de times, um jogo fora, outro em casa. Passa à etapa seguinte quem for o melhor dos dois e assim sucessivamente até a final.
Campeonato é o sistema de turnos, todos contra todos. Ganha quem fizer mais pontos.
Bom, o recém-terminado Campeonato Brasileiro não foi nem uma coisa nem a outra. Parecia campeonato, já que todos jogaram contra todos. Mas não era campeonato, porque, ao final do primeiro turno, zerava-se a soma de pontos e começava tudo de novo.
Além disso, o confronto (de pontos) se dava apenas dentro de cada um dos dois grupos e não pela soma geral dos 24 participantes.
Parecia também copa, posto que havia uma eliminatória, mas também não era, já que não se selecionaram os melhores.
A copa ficou exatamente pela metade: dos quatro semifinalistas, dois estavam de fato entre os quatro melhores na soma geral (Santos, o melhor de todos, e Botafogo). Mas os outros dois (Cruzeiro e Fluminense) eram tão fraquinhos que não conseguiram nem sequer empatar com o Palmeiras, o segundo melhor, mesmo tendo disputado dois jogos a mais do que o glorioso alviverde.
É muito simples defender-se um sistema que não seja esse monstrengo genético nem-copa-nem-campeonato inventado pela cartolagem. É só fazer perguntas elementares e se vai obter respostas idem.
Pergunta 1 - Em que campeonatos desfila a maior concentração de astros do futebol no planeta? Resposta óbvia: nos campeonatos europeus.
Pergunta 2 - Em que região do mundo, o futebol tornou-se uma inesgotável fonte de dinheiro? Resposta: na Europa, principalmente, embora não apenas nela.
Pergunta 3 - Em que campeonatos, a presença do público é maciça, entra ano, sai ano? Resposta: na Europa.
Pergunta final e definitiva - qual é o sistema de disputa dos torneios europeus? Resposta: ou é copa-copa ou é campeonato-campeonato.
É claro que sempre haverá alguém para objetar que os finalistas, inclusive o fraquinho Flu, jogaram "de acordo com o regulamento".
É verdade, mas é também um pérola da mentalidade burocrática que assola o país. Não é mais simples, bonitinho e gostosinho jogar com a bola e com estádios lotados, em vez de refugiar-se nas cariacicas da vida (com todo o respeito pela agradável cidade capixaba)?

Texto Anterior: Perícia diz que jogador 'corria'
Próximo Texto: Tyson e os 'amigos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.