São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião cai e mata mais de 140 na Colômbia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião da American Airlines com 164 pessoas a bordo que ia de Miami (EUA) a Cali (Colômbia) caiu na noite de anteontem quatro minutos antes de aterrissar, em uma região montanhosa da cordilheira dos Andes.
Apenas quatro pessoas haviam sido resgatadas com vida, segundo informações oficiais disponíveis até as 20h30 de ontem. Mas a rádio Caracol noticiou que o número de sobreviventes chegaria a 17, incluindo uma família colombiana de quatro pessoas.
Testemunhas disseram ter visto labaredas e ouvido uma explosão depois que o Boeing-757/200 bateu em uma montanha perto da cidade de Buga, 65 km ao norte de Cali.
O acidente ocorreu às 21h45 (0h45 de ontem em Brasília), poucos minutos antes da aterrissagem.
"Percebi que o avião estava voando muito baixo. Primeiro apareceram chamas. Então, bateu na montanha", disse Carlos Buitrago, morador da região.
Pedaços do avião espalharam-se pela região do monte San José, a cerca de 3.000 metros de altitude.
A maioria dos passageiros era de colombianos que voltavam ao país para passar o Natal.
Acredita-se que pelo menos dez cidadãos norte-americanos, incluindo o piloto e o co-piloto, estivessem a bordo.
As causas do acidente, o primeiro com o Boeing-757/200, são desconhecidas. Nenhum aparelho do modelo opera no Brasil.
O diretor da aviação civil colombiana, Alvaro Cala, disse que a hipótese de ter ocorrido um atentado terrorista não está descartada (leia texto abaixo).
Segundo as autoridades colombianas, pouco antes do acidente o piloto comunicou problemas em um dos motores. A American Airlines negou esta informação.
Um médico que estava no local do acidente disse à rádio Caracol que os restos das bagagens foram saqueados por moradores da região, que chegaram ao local antes das equipes de resgate.
O desastre aéreo é o maior da história da Colômbia em número de mortos e também o mais grave com uma aeronave dos EUA desde o atentado a bomba contra um vôo da Pan Am que sobrevoava Lockerbie (Escócia).
A queda do avião colombiano ocorreu horas antes do aniversário do atentado, que matou 270 pessoas em 21 de dezembro de 1988.

Texto Anterior: Juiz dos EUA quer prender mãe que se soltou da filha
Próximo Texto: Duas perdem vôo e são salvas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.