São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefira roupas leves e claras

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A idéia incorreta de que o excesso de suor na atividade física faz bem para o organismo pode levar a uma série de enganos durante o verão.
O mais comum é ver pessoas se exercitando com roupas grossas e de cor escura para "forçar" o corpo a transpirar mais.
Transpirar muito durante uma atividade física não faz a pessoa emagrecer. O suor leva o organismo a perder água e sais minerais que acabam sendo repostos pela hidratação (ingestão de líquidos).
O fisiologista Turíbio Barros Neto diz que o excesso de suor significa que o corpo está enfrentando maior dificuldade para executar determinada tarefa.
A atividade física mal planejada leva a pessoa a perder água em excesso, ao invés de queimar calorias e gorduras.
O maior risco do excesso de suor é a desidratação e um mal súbito (desmaio) durante a prática do esporte. Roupas mais leves, líquidos em abundância e temperaturas mais amenas ajudam o desempenho do organismo.
A menor quantidade de suor mostra que a pessoa está enfrentando menor dificuldade para lutar contra o calor e contra o calor produzido pelo seu próprio organismo, ou seja, que a pessoa está entrando mais "em forma".
(JB)

Texto Anterior: Motociclista aproveita calor para intensificar os treinos
Próximo Texto: Umidade do ar prejudica exercícios na praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.